Descrição
País: Portugal
Região: Nagoselo do Douro
Produtor: Quinta do Javali
Uva(s): Mistura de vinhas velhas.
Teor alcoólico: 15%
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
Amadurecimento: Vindima manual para caixas de 20 kg. As uvas são totalmente desengaçadas antes de serem pisadas a pé em lagar. Fermentação malolática espontânea em barrica. Estágio de 10 anos em barricas novas de carvalho Francês de 500 litros. Vinho não estabilizado pelo frio e apenas ligeiramente filtrado.
Olfativo: Quando o vinho é jovem, o aroma é intenso, com notas de frutos pretos e nuances florais que lembram a violeta. Com o longo estágio nas melhores barricas de carvalho francês e com o merecido e prolongado descanso em garrafa, surgem aromas de cereja preta, ameixa compotada, frutos silvestres, terra molhada, couro, com notas de pimenta preta, cedro, caixa de charuto e canela.
Gustativo: O perfil oxidativo desta categoria de vinho confere uma enorme complexidade, reconhecida pelos apreciadores mais exigentes. A estrutura é grandiosa, robusta, evidenciando uma longa persistência em boca. De realçar a significativa capacidade de envelhecimento deste vinho, ultrapassando os 10- 15 anos.
Não há nenhuma avaliação ainda.