CADASTRO
REVENDA

Comitiva Pantaneira

Comitiva Pantaneira

CRÉDITOS FLÁVIO ANDRÉ MTUR

Um breve retrato do Pantanal

Numa boa parte da região centro-oeste brasileira, mais precisamente na divisa do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, estende-se a maior planície alagada do planeta, o Pantanal. Conhecido em todo o mundo por sua biodiversidade, essa vasta extensão de lagos, pântanos e areais, coberta por uma floresta úmida que abriga milhares de espécies animais e vegetais.

 

O Pantanal constitui-se em uma riqueza sem limites para a cultura do Brasil, mais especificamente para o povo do Centro-Oeste.

Politicamente dividido a partir de 1977 com a criação do estado do Mato Grosso do Sul, o Pantanal, região de difícil acesso e com poucas estradas, teve uma ocupação tardia, sobretudo por paulistas, gaúchos e catarinenses, atraídos pela oferta de terras e pela oportunidade de bem-aventurança e prosperidade, num local onde quase tudo ainda havia por ser feito.

Acabou por se formarem ali grandes propriedades voltadas a pecuária, e, ainda hoje, a região possui uma das mais baixas taxas de concentração demográfica do país, predominando a vida do campo, imersa na floresta alagada. Essa condição formou a identidade dos homens e mulheres pantaneiros; fortes, acostumados a uma vida ao mesmo tempo dura e difícil, mas por outro lado donos de uma profunda poética. Histórias e lendas incríveis, dos índios, dos animais, das forças da natureza, moldaram um imaginário riquíssimo que hoje é tema de artesanatos, livros, filmes e música.

As Comitivas Pantaneiras

Por vários meses do ano, os pastos do Pantanal Sul Matogrossense ficam alagados. Algumas propriedades se preparam para esse período, literalmente forrando grandes extensões de terra com taquara, para que o gado não afunde os pés na lama do fundo durante o alagamento.

Esta é a temporada das Comitivas Pantaneiras! O gado precisa ser transportado para locais secos, em busca de pasto e abrigo. Os peões pantaneiros, hábeis na montaria e trato com os animais, levam comitivas de milhares de cabeças por dias, por entre os caminhos alagados do Pantanal. O Cheff parte horas mais cedo e vai na frente para escolher um local onde a comitiva vai parar para se alimentar e pernoitar ao final do dia.

Ali ele prepara as tendas, ajunta lenha e acende as fogueiras. Quando os peões chegam com o gado, cansados e famintos, a “bóia” já está sendo preparada: uma gastronomia forte, gordurosa, a base de carne seca, alho e sal; Arroz de Carreteiro, Macarrão de Comitiva, Carne Soleada, tudo isso regado por muita música e iluminado pelas noites estreladas do Pantanal.

Um vinho autoral em homenagem ao Pantanal

Essa identidade forte do peão pantaneiro e da comitiva de gado vem inspirando “Cheffs” em todo o mundo; a chamada Gastronomia de Comitiva hoje faz parte dos menus de grandes restaurantes, levando a cultura pantaneira a mesa de todos.

Se o peão de comitiva fosse abrir um vinho, que vinho seria esse?

A 067 Vinhos apresenta o vinho Comitiva Pantaneira Grande Reserva Malbec com Cabernet Franc, com 18 meses de passagem em barricas de carvalho francês e americano de primeiro uso. O vinho é a perfeita harmonização com a gastronomia da comitiva, com seus pratos fortes e gordurosos.

O Comitiva Pantaneira Grande Reserva valoriza os sabores da proteína animal, favorecendo a experiência gustativa e potencializando o paladar.

Comitiva Pantaneira

Malbec com Cabernet Franc

A casta Malbec é uma famosa variedade de uva tinta muito versátil, de perfil frutado e paladar elegante. É uma casta que se enquadra como uva vinífera, ou seja, proveniente da Europa, o que resulta em características singulares, tanto no aspecto produtivo quanto sensorial. Esta casta cruzou continentes, levando sua história e tradição por onde quer que tenha passado.

Na América do Sul encontrou seu primeiro terroir na Argentina, por isso os Malbec argentinos são muito famosos. No entanto, é possível encontrar vinhos produzidos através da Malbec em diversos locais do mundo afora. No Brasil, a casta se adaptou bem ao clima do Rio Grande do Sul.

A Cabernet Franc também é uma variedade tinta, pertencente a uma casta de origem francesa que é cultivada em diversos terroirs do mundo. Na década de 1970 chegou a ser a uva mais plantada no Brasil e hoje ainda possui uma presença muito forte no território nacional.

Esta uva possui coloração vermelho rubi médio, tem um corpo leve para médio, aroma que lembra frutas vermelhas e negras, como a framboesa e groselha e a habilidade de preservar a acidez da fruta, o que resulta em um singular frescor ao produto final.

A combinação dessas duas uvas gera características únicas como, por exemplo, a coloração voltada para o rubi de intensidade média, um aroma com predominância de frutos vermelhos e roxos bem maduros com toques de ameixas secas, notas de tabaco e hortelã fresca e um sabor com taninos e acidez balanceados, chegando a um final de boca mediano.

O vinho autoral 067 Vinhos.

Comitiva Pantaneira

O vinho é nada mais que o resultado da fermentação da uva.

A uva expressa no vinho, o clima e a terra de onde foi cultivada. A esse sistema terra/clima chamamos “terroir”. Uma mesma casta de uvas cultivada em diferentes “terroirs”, produzirá vinhos com aromas e sabores particulares. O Vitivinicultor faz diversas escolhas durante o processo de produção do seu vinho.

Algumas delas impactam diretamente na produtividade; vinhos mais profundos, de guarda, com mais notas de paladar e olfato, geralmente possuem maior teor alcoólico e isso parte de uma uva com maior teor de açúcar e maior concentração de minerais. São estes minerais que vão dar corpo ao vinho.  E para ter uvas com maior concentração, o produtor controla sua produtividade. Videiras com menos cachos terão uvas mais concentradas e produzirão melhor vinho.

Comitiva Pantaneira

Há pelo Brasil diversas famílias e vitivinicultores produzindo vinhos de altíssima qualidade e em pequena escala. Esses rótulos, alguns dignos de prêmios nos maiores concursos internacionais, acabam não tendo força comercial para se tornarem conhecidos.

A 067 Vinhos tem a missão de descobrir e trazer à mesa do brasileiro o melhor da produção vinícola nacional; uma seleção de rótulos exclusivos, diferenciados, únicos, eleitos de acordo com seu nível de qualidade, pureza e compromisso com a verdade.

COMPRAR COMITIVA PANTANEIRA

Navegue pelo 067vinhos.com e descubra todas as novidades que preparamos para você. Ficou com alguma dúvida? Pergunte para os nossos sommeliers em um dos nossos canais de contato. É sempre uma grande satisfação para nós, propagar o conhecimento; e o vinho tem tudo a ver com isso.