Conheça 12 vinhos para primavera

Conheça 12 vinhos para primavera

Setembro é mês de flores no jardim, árvores cheias de frutas e vinhos para primavera, mas engana-se quem pensa que o vinho é uma bebida exclusiva dos meses de inverno.

A verdade é que essa transição para o verão também convida a apreciar bons rótulos. Principalmente aqueles com aroma frutado e acidez equilibrada, com a cara da estação.

Portanto, é nessa linha que boa parte dos sommeliers seguem suas indicações para aproveitar a primavera: avaliando a temperatura, versatilidade e acidez da bebida.

E para que você também possa entrar no clima, listamos abaixo as melhores categorias de vinhos para aproveitar ainda mais a estação das flores.

 

Quais os melhores vinhos para primavera

Já falamos por aqui: não há certo ou errado quando falamos de gostos; o importante é sentir-se bem.

Mas sabemos também que muitas pessoas não sabem dizer qual o vinho que gostam mais, pois estão iniciando nesse maravilhoso mundo de experimentação.

Neste caso, uma indicação e orientação inicial sempre vai bem. Por isso, neste artigo, resolvemos apresentar uma lista de tipos de vinhos que combinam com a estação mais alegre do ano – a primavera.

E para ajudar ainda mais, indicamos rótulos para que você possa provar, testar e então decidir qual o seu preferido.

Confira:

Espumantes

A leveza dos espumantes garante o primeiro lugar deles na lista de vinhos para primavera.

Entre as uvas mais usadas para produção dessa categoria, estão a Chardonnay e Pinot Noir, muito conhecidas e utilizadas por conta da versatilidade.

Assim como os vinhos rosés, os espumantes oferecem teor alcoólico mais baixo, acidez controlada e sabor mais adocicado, garantindo a suavidade necessária para harmonizações com as características da estação.

As indicações de espumantes da 067 Vinhos são:

  • Espumante Brut Aura Rosa Pinot Noir: com lembrança de frutas vermelhas frescas e um floral agradável e sensível.
  • San Michele Brut: um espumante seco, com características gustativas refrescantes, macias, delicadas e equilibradas, produzido a partir da uva Chardonnay.
  • San Michele Moscatel: outra opção nacional, da região de Santa Catarina, produzido a partir da uva Moscato Bianco.

 

Vinhos brancos

Entre as uvas com maior utilização para produção de vinhos brancos, destacam-se a Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Desse modo, a primeira delas é admirada no mundo todo pela sua acidez intensa e garantia de frescor.

No caso da uva Chardonnay, a recomendação é escolher as safras mais recentes e que não foram passadas em madeira, o que faz com que o vinho mantenha a acidez necessária.

Por conta das suas características – com destaque para a leveza e frescor – os vinhos brancos são perfeitos para harmonizar com frutos do mar, queijos frescos, pratos com carnes brancas e leves, além de sobremesas.

As indicações de vinhos para aproveitar o melhor da primavera na categoria dos brancos fica por conta dos seguintes rótulos:

Vinhos tintos

E para quem não quer deixar de lado o bom e velho vinho tinto, aqui vai uma surpresa: essa categoria também combina com a primavera, principalmente os rótulos mais leves.

Desse modo, entre as uvas que mais combinam com a estação, estão: Pinot Noir, Merlot e Carménère.

Baixo teor alcoólico e acidez equilibrada sem passagem por madeira são outras características a serem buscadas nos tintos para essa época do ano.

Além disso, outra dica para combinar com a primavera é servi-los refrescados, com temperatura entre 14°C e 16°C.

Para a harmonização, a indicação é escolher por pratos leves, como peixes, aves, carne vermelha grelhada, acompanhada também de molhos mais suaves.

Então, para concluir a lista de sugestões com chave de ouro, os tintos para primavera são:

  • Eita Pega Pinot Noir Barricado: outro rótulo autoral da 067, produzido na região de Campos de Cima da Serra, que entrega sensações olfativas somadas a uma acidez vibrante e integrada e ótima mineralidade.
  • Bonito Grande Reserva Merlot: possui taninos e acidez balanceados e notas amadeiradas muito bem integradas.
  • Complot Cabernet Sauvignon: de produção argentina, o vinho apresenta taninos macios e acidez bem pronunciada e de pouca persistência, com leve toque tostado.

 

Vinhos rosés

Por último, mas não menos importante, estão os vinhos rosés. Com acidez equilibrada e menor nível de teor alcoólico, esses vinhos trazem o frescor diferenciado, sendo ideais para primavera.

Há opções de rosés secos, com baixo nível de açúcar, taninos moderados e até os mais encorpados.

Costumam ser leves e, portanto, perfeitos para harmonizar com pratos refrescantes, como saladas e frutos do mar, por exemplo. Além disso, queijos, charcutaria e carnes leves ou grelhadas também são ótimas opções para harmonização com esse tipo de vinho.

Para os rosés, o ideal é escolher as opções com as safras mais recentes. Desse modo, nessa categoria, as indicações ficam por conta dos rótulos:

  • Balla Geza Kolna Rosé Cuvée: produzido na Romênia, na safra de 2020, com forte presença de acidez e sensação floral agradável.
  • Vinho Rosado Muros de Vinha Rose: vinho seco de produção portuguesa, com frutas vermelhas e leve toque floral que traduzem a sua identidade aromática.
  • Vinho Casa Grande Collécion Artística Arte y Viña: o uruguaio feito a partir do Blend das uvas Moscatel de Hamburgo e Tannat.

 

Vinhos para primavera na 067 Vinhos

Dias mais quentes e noites frescas, a primavera é a estação preferida de muitos.

Chamada de “estação do amor”, ela desperta a alegria de estarmos reunidos, aproveitando boas conversas e o melhor dos ambientes externos – rodeados de belos jardins.

Então, quem sabe não está na hora de combinar aquele encontro com amigos e familiares para comemorar a chegada da estação mais colorida do ano e experimentar os vinhos para primavera que indicamos aqui?

Todos esses rótulos e muitos outros você encontra na Loja virtual 067 Vinhos.

Não esqueça de nos acompanhar também no Instagram para receber mais dicas e informações interessantes.

Aproveite!

Related Posts
Leave a Reply