Curiosidades sobre vinhos que você precisa saber

Curiosidades sobre vinhos que você precisa saber

Uma bebida que existe há tanto tempo, e segue sendo amada por tantas gerações, deve ter muito para contar. Entre contos, conquistas e desenvolvimento, existe também muita informação. Por isso, hoje falaremos 10 curiosidades sobre vinhos que possivelmente você não saiba.

O vinho esteve ao lado da sociedade em diversos momentos; e sua história se confunde com a nossa. Então o que não faltam são fatos para embasar essa relação.

Hoje contaremos para você informações divertidas, diferentes e raras, que enriquecem qualquer conversa e tornam encontros comuns em experiências inesquecíveis, assim como um bom vinho.

Então pegue sua taça, harmonize com seu prato preferido e divirta-se com essa leitura.

 

Curiosidades sobre vinho: existe uma taça certa para cada tipo de vinho

Muitos não sabem, mas existe uma taça para cada tipo de vinho. Outros, acham besteira, mas isso é falta de conhecimento.

Cada taça tem características diferentes que potencializam a degustação.

Isso porque, cada uma garante que a bebida entre em contato com as papilas gustativas presentes na boca e na língua corretamente – de acordo com cada tipo de vinho.

Ou seja, o formato da taça ajuda a direcionar a bebida para o local exato, a fim de aguçar ou diminuir determinados sabores.

Além disso, a taça correta contribui com a manutenção da temperatura da bebida.

 

Curiosidade 2: não é incomum cuspir vinhos em degustações

E nem errado, na verdade.

Quem já presenciou ou participou de grandes eventos, ou feiras de produtores de vinhos, sabe que o processo de degustação pode ser curioso.

Balançar a taça, cheirar a bebida e até mesmo cuspi-la fazem parte do ritual dos especialistas.

Nessas ocasiões, os enólogos devem degustar um volume de amostras muito grande; o que pode causar a fadiga sensorial, impactando na percepção dos sabores.

Há também a fadiga psicológica, quando a concentração para realizar as avaliações corretamente, é prejudicada.

E não podemos deixar de lado o teor alcoólico da bebida, que também contribui com a falta de concentração.

É por isso que, muitas vezes, os responsáveis pela degustação não efetuam a ingestão da bebida – e a cospem nos recipientes localizados nos estandes dos expositores.

 

Curiosidades sobre vinhos: o vinho branco pode ser feito de uvas tintas

Isso acontece porque a coloração da bebida vem dos pigmentos da casca da uva, as quais ficam de fora do processo de fermentação dos vinhos brancos.

Nos vinhos rosés, por exemplo, as cascas da fruta ficam em contato com a bebida por tempo suficiente para chegar à coloração rosada.

E tem mais: os vinhos verdes, na verdade, também não têm essa cor. Eles podem ser claros, como os vinhos brancos, ou apresentarem uma coloração vermelha intensa.

 

Curiosidade 4: o vinho pode ter data de validade sim

Há quem diga que quanto mais velho o vinho, melhor.

Mas a verdade é que apenas 5% de toda a produção mundial do vinho melhora com a idade.

A maioria dos rótulos precisa ser consumida imediatamente ou em até três anos.

Isso devido ao processo de amadurecimento da bebida, que depende da mistura de ácidos, açúcares, fenóis e taninos; potencial que não é encontrado na maioria dos vinhos.

 

Curiosidade 5: champagnes não podem ser produzidas fora da França

Ou melhor, até podem, mas são espumantes, e não champagnes.

Conforme a Lei De Denominação de Origem Protegida (DOP), definida pela União Europeia, apenas os rótulos produzidos na região de Champagne, na França, podem ser chamados assim.

Confira os rótulos de champagnes disponíveis na 067 Vinhos.

 

Curiosidade 6: as mulheres já foram proibidas de beber vinhos

E tem mais: nos tempos do Império Romano, se um homem encontrasse sua esposa bebendo vinho, ele tinha a liberdade para matá-la.

Apesar de termos as histórias de precursoras como a famosa Veuve Clicquot, foi só no final dos anos 1970 que se registou o aparecimento das mulheres com maior força na indústria de vinho.

 

Curiosidades sobre vinho: o país onde as pessoas mais bebem vinho é Portugal

Segundo o relatório da organização internacional OIV, divulgado ao final de abril de 2021, cada cidadão português bebe impressionantes 51,9 litros da bebida ao ano.

Quando o assunto é produção de vinhos, a Itália leva essa taça. Seguida pela França – que também merece destaque por ser o maior exportador mundial – e Espanha, em terceiro lugar.

O Brasil, por sua vez, tem um cenário bem diferente: em média, os brasileiros consomem apenas dois litros de vinho ao ano. O que acaba sendo um importante desafio para o desenvolvimento da produção da bebida.

 

Curiosidade 8: a expressão “saúde” surgiu da tradição grega

A palavra que hoje usamos para celebrar um brinde já foi usada em um cenário não tão comemorativo.

Na Grécia Antiga tinham muitos casos de assassinato por meio de bebidas envenenadas, seja por questões passionais ou de poder.

Então, quando um anfitrião oferecia vinho aos seus convidados, era comum ele dar o primeiro gole para provar que a bebida era segura. E ao fazer isso, gritava “Saúde!”.

 

Curiosidade 9: tem gente com medo de vinho

E isso tem até um nome: enofobia.

O curioso é que esse medo está justamente associado à possibilidade de intoxicação.

Os principais sintomas são: palpitações, tremores, crises de ansiedade e falta de ar.

Já que você não sofre de enofobia, confira os Melhores Preços da 067 Vinhos.

 

Curiosidades sobre vinhos: os melhores rótulos você encontra na 067 Vinhos!

Nada melhor do que comprar com quem entende do assunto.

Na 067 Vinhos você encontra uma curadoria especial para proporcionar experiências diferenciadas, seja para degustações, harmonizações ou momentos importantes.

Acesse o e-commerce da 067 agora mesmo e confira as diferentes possibilidades para mergulhar ainda mais neste universo dos vinhos!

Nos acompanhe também nos acompanhe no Instagram para receber mais informações e dicas como essa.

Posts Relacionados
Deixar um comentário