Conheça os benefícios do vinho para saúde

Conheça os benefícios do vinho para saúde

Os benefícios do vinho para a saúde são estudados há mais de duas décadas por pesquisadores do mundo todo. Ao longo do tempo foi possível comprovar que a bebida é rica em compostos nutricionais importantes que atuam na manutenção da saúde do organismo.

As principais substâncias encontradas são o resveratrol e as procianidinas, que possuem propriedades antioxidantes.

Além disso, os taninos e flavonoides presentes também possuem ação probiótica e aumentam a quantidade e qualidade de bactérias boas para o organismo, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Confira aqui os principais benefícios desta bebida que nos acompanha há tantos anos e faz parte da história da humanidade.

 

9 benefícios do vinho para a saúde

O vinho traz benefícios para a saúde, pois atua na prevenção e no combate a doenças. O seu consumo é também associado a um estilo de vida mais saudável, o que potencializa ainda mais o bom funcionamento do corpo.

Então, veja abaixo 9 maneiras que ele atua para melhorar nossa saúde.

 

1. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Entendidas como a principal causa de morte no mundo, as doenças cardiovasculares são uma preocupação constante na vida de qualquer pessoa. Neste sentido, muitos são os estudos que buscam alternativas para diminuir o risco de sua manifestação.

Com isso, pesquisas realizadas apontam que o consumo regular e moderado do vinho tinto reduz significativamente o risco de doenças cardíacas.

Isso pois, a uva é uma fruta rica em polifenóis, substâncias que aumentam os níveis de HDL – o colesterol bom – e, portanto, diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL.

Isto explica o que os pesquisadores chamaram de “paradoxo francês”, que em 1992 comprovou que o vinho pode fazer bem para a saúde. Na época, os franceses tinham hábitos alimentares considerados ruins, com alta concentração de gorduras, e cultivavam um estilo de vida sedentário.

Ainda assim, apresentavam menos distúrbios cardiovasculares quando comparados a outros países da Europa e também aos Estados Unidos – dado atribuído à ingestão constante de vinho tinto.

 

2. Diminui o risco de AVC

Os mesmos polifenóis que aumentam os níveis de HDL, inibem a formação de placas de gordura no sangue e nos trombos. Então, ao mesmo tempo que reduzem os riscos de infartos, reduzem também a incidência de Acidente Vascular Cerebral, AVC.

O resveratrol oriundo das cascas da uva auxilia também no tratamento de vítimas de AVC, pois possui capacidade de aumentar os níveis da enzima responsável pela recuperação das células nervosas do cérebro.

 

3. Controle da pressão arterial

Com sua ação vasodilatadora, a bebida também atua no controle da pressão, diminuindo-a. Ainda, possui ação na redução da inflamação e da oxidação de lipídios, e também no aumento da capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos.

Ou seja, ajuda a relaxar os vasos, facilitando a circulação do sangue.

 

4. Atua na prevenção do diabetes

Componentes como os polifenóis, com propriedades antioxidantes, ajudam na prevenção da resistência à insulina, hormônio responsável pelo controle de níveis de glicose no sangue.

Neste caso, é o álcool presente tanto no vinho branco quanto no tinto que auxilia na redução do controle da glicose.

Já beber vinho tinto é bom para pessoas com diabetes tipo 2 que precisam controlar o colesterol e a saúde cardíaca.

Cabe destacar que o estudo aponta que os resultados dependem da capacidade de metabolização do álcool de cada pessoa. Assim, podem variar conforme o perfil genético.

 

5. Auxilia no combate à depressão

O estudo, publicado na BMC Medicine, mostra que pessoas que consomem quantidades moderadas de tinto apresentam menor incidência de depressão, quando comparados ao grupo que não ingere bebidas alcoólicas.

Isso acontece devido às substâncias que promovem a produção de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a endorfina – responsáveis pela sensação de alegria, bem-estar, prazer e relaxamento.

Além disso, algumas pesquisas indicam que o resveratrol possui ação neuroprotetora. Isso é, tem efeito protetor do sistema nervoso, diminuindo o stress oxidativo de células neuronais.

 

6. Atua na prevenção do Alzheimer

As ações antioxidante e anti-inflamatórias agem contra os radicais livres no organismo. Com isso, atuam na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer.

O consumo moderado ajuda para o melhor funcionamento do sistema glinfático no cérebro, removendo células ruins e diminuindo o nível de inflamação cerebral.

 

7. Melhora a digestão

Além de ser ótimo acompanhante em qualquer refeição, o vinho tinto estimula a produção de ácido gástrico, responsável pela quebra e digestão dos alimentos.

Já a liberação do óxido nítrico relaxa as paredes do estômago e contribui para uma absorção dos nutrientes mais eficiente.

 

8. Faz bem para a pele

A ação direta no combate aos radicais livres faz do resveratrol uma substância que ajuda na preservação da saúde da pele, mantendo ela firme e uniforme por mais tempo.

Os polifenóis, por sua vez, melhoram a microcirculação do sangue e a hidratação da pele.

 

9. Desacelera o envelhecimento

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia e pela Faculdade de Química da PUC-RS aponta a ingestão regular e consciente do vinho como um dos fatores que colocam o município de Veranópolis, RS, no terceiro lugar do ranking de longevidade do mundo.

Além de antioxidante, que desacelera os efeitos do envelhecimento do corpo, o resveratrol atua junto ao gene SIRT1, responsável por codificar enzimas e proteínas estruturais do organismo.

Com isso, uma pesquisa da Harvard Medical School mostrou que outro benefício é o efeito antienvelhecimento.

Já o estudo da University of London indicou que existe outra substância importante, que também atua na longevidade, as procianidinas, que contribuem ativamente para a saúde dos vasos sanguíneos.

 

Como obter os benefícios do vinho para a saúde

Os benefícios do vinho se relacionam diretamente à quantidade ingerida. Isso porque, a bebida alcoólica deve ser consumida com moderação e responsabilidade, para não oferecer riscos, causando efeitos contrários.

Neste sentido, a recomendação é beber entre 200 a 300ml de vinho por dia. Essa quantidade é indicada para adultos saudáveis, que não possuam contraindicações para alcoólicos. Já pessoas com mais de 65 anos devem diminuir a quantidade, devido às diferenças fisiológicas.

Ainda, pessoas com doenças no fígado ou pâncreas, que usam medicamentos controlados ou fazem controle de peso devem ter cuidado e sempre consultar um médico de confiança.

Outro ponto a ser observado, é a qualidade do produto, isso porque a presença das substâncias boas pode variar. Para garantir o consumo de bons rótulos, com controle de qualidade e certificados, acesse a loja virtual da 067 Vinhos.

 

Posts Relacionados
Deixar um comentário