Entenda como começar a beber vinho e surpreenda-se

Entenda como começar a beber vinho e surpreenda-se

Você, que deseja iniciar no mundo da degustação de vinho, já deve ter se perguntado se existe um jeito certo de como começar a beber vinho.

A resposta é não. Afinal, nada impede que você vá ao mercado e escolha entre os diferentes tipos de vinhos disponíveis.

O universo dessa bebida é realmente maravilhoso, mas uma escolha ousada neste início, pode fazer você querer desistir, principalmente por conta da presença de taninos e acidez marcante.

Pensando nisso, e para que você tenha uma ótima experiência desde a primeira taça, preparamos um passo a passo sobre como começar a beber vinho. Confira!

 

Entenda como começar a beber vinho

Ao se aventurar no incrível mundo da degustação de vinho é preciso cautela para não se apressar e acabar desistindo antes da hora.

Apesar de não existir uma receita certa, nós possuímos algumas dicas para aqueles que querem aprender mais sobre vinho e conseguir aproveitar ao máximo cada gole.

São 5 dicas básicas que irão servir de guia para você.

 

1. Como começar a beber vinho: conheça os tipos de vinho

Os vinhos podem ser classificados de diferentes formas. Uma das mais comuns é por meio de suas cores.

Conhecer a cor que mais combina com o seu gosto é um importante passo nesse início. Neste caso, o ideal é comprar diferentes rótulos e uvas para experimentar e, então, definir qual o seu preferido.

De modo geral, os vinhos podem ser classificados de acordo com sua cor da seguinte forma:

 

Vinhos brancos

Os vinhos brancos podem ser produzidos tanto a partir de uvas-brancas, quanto a partir das tintas, sem casca. São bebidas mais leves, com teor alcoólico mais baixo e acidez elevada. Normalmente são servidos em temperatura mais baixa.

Entre as uvas mais comuns, podemos citar Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

 

Vinhos tintos

O vinho tinto é o tipo mais comum, sendo uma bebida que esteve ao lado da humanidade ao longo da história.

Desse modo, é bastante fácil de ser encontrado, feito de uvas roxas ou avermelhadas. Normalmente são opções mais encorpadas, com a presença de taninos como principal característica, substância que traz um sabor mais amargo à bebida.

As uvas tintas mais conhecidas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère, Pinot Noir e Malbec.

 

Vinhos rosés

São produzidos a partir de uvas escuras que soltam pouca tinta no momento da fermentação ou por meio da mistura de uvas brancas e tintas. Assim como os vinhos brancos, são mais leves, além de elegantes e frescos — um bom meio-termo entre os dois tipos de vinhos acima.

Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carignan, Grenache, Malbec e Merlot são algumas uvas que produzem vinhos desse tipo.

 

Espumantes

Não é todo mundo que sabe, mas espumantes e frisantes também fazem parte dos tipos de vinho. São elegantes, frescos e podem apresentar alta acidez. Sua principal característica é a presença de perlage, as borbulhas.

Chardonnay e Pinot Noir são as uvas mais conhecidas para a produção de espumantes.

 

2. Cuidados para a escolha de vinhos

Outro passo que deve ser considerado para saber como começar a beber vinho é na hora da escolha na gôndola. Isso porque, tanto a garrafa, quanto o rótulo podem trazer informações importantes.

Geralmente pessoas que não estão acostumadas a comprar a bebida acabam deixando passar alguns detalhes importantes e fundamentais para garantir a qualidade do vinho.

A garrafa e rolha, por exemplo, precisam estar intactas, pois a entrada de ar pode causar a oxidação da bebida. Outro sinal de que o vinho pode estar oxidado é a quantidade de líquido menor do que o normal.

Outro problema que pode ser visto na embalagem dos vinhos é em relação à rolha. Se não estiver rente ao gargalo, pode indicar fermentação. 

No caso dos vinhos brancos, uma cor muito amarelada também reflete a oxidação da bebida. O mesmo acontece quando um vinho tinto apresenta coloração âmbar.

 

3. Capriche na degustação na hora e saiba como começar a beber vinho

Agora que você já sabe as características de alguns tipos de vinhos e conhece os principais cuidados na hora da compra da bebida, é interessante considerar a degustação para aproveitar o potencial de sabor e experiência.

Para fazer uma boa degustação, siga alguns passos:

  • Escolha a harmonização que mais lhe agrada.
  • Use a taça correta para cada tipo de vinho.
  • Siga a ordem de degustação que contempla: do mais jovem ao mais antigo; do mais seco ao mais doce; do branco ao tinto.
  • Sinta os aromas e sabores da bebida.
  • Analise cada uma das características visuais: transparência, cor e corpo.
  • Não tenha pressa — essa é uma bebida para ser apreciada, então aproveite o momento.

Ou seja, invista seu tempo na compra de diferentes rótulos e vá testando. Além de aprender sobre o seu próprio gosto, essa é uma excelente maneira de treinar o paladar na hora de aprender como começar a beber vinho.

 

4. Saia como começar a beber vinho e aprenda a fazer harmonizações

Conforme citamos anteriormente, as combinações de vinhos e pratos são ingredientes importantes para a degustação da bebida. Assim, esse processo pode ser feito de três diferentes formas:

  • Por afinidade: equilibrando a força do vinho e dos ingredientes.
  • Por contraste: por meio da escolha de vinhos mais fortes com alimentos mais leves, e vice-versa.
  • Por regionalidade: com pratos tradicionais e vinhos de uma mesma região.

 

5. Experimente! Um bom vinho é aquele que você gosta

Já falamos, mas não custa repetir: teste diferentes sabores e aromas.

Portanto, o quinto passo, mas não menos importante, é não ter medo de experimentar!

Nem sempre os vinhos mais caros ou os secos são os melhores, como muitas pessoas acreditam.

Essas bebidas podem apresentar as mais diversas características, que combinam perfeitamente com ocasiões, pratos e até mesmo gostos de cada um.

O lado bom de não saber como começar a beber vinho é poder mergulhar nesse universo sem preconceitos, apenas prezando pela qualidade da escolha da bebida.

 

Onde fazer as compras para começar a beber vinho

Infinitas possibilidades, companhia para celebrações, novas experiências e um mundo de novas experiências. É isso que a degustação de vinho oferece àquelas que tem coragem de dar o primeiro gole.

Então, agora que você já sabe como começar a beber vinho, é hora de fazer suas escolhas.

E nós temos uma excelente dica de onde procurar: visite a loja da 067 Vinhos e conheça todos os rótulos disponíveis para entrar de vez nessa aventura.

Posts Relacionados
Deixar um comentário