A ceia de Natal é uma noite especial no lar das pessoas. Família reunida, muito amor e carinho para compartilhar e criar memórias. Assim, saber como escolher os tipos de vinho para o Natal, é o primeiro passo para surpreender quem se ama.
Isso porque, a harmonização bem elaborada faz de qualquer momento inesquecível. Neste contexto, proporciona uma refeição em grande estilo, trazendo mais alegria e sabor para a ocasião.
Então, para ajudar nessa escolha, separamos 4 rótulos que acompanham perfeitamente os principais pratos típicos desta data.
Vinho para o Natal: 4 rótulos para harmonizar com a ceia
A harmonização não é uma ciência exata. Isso porque existem diferentes maneiras de pensar e desenvolver a combinação entre bebidas e pratos.
O ideal é reconhecer as possibilidades que devem intensificar as qualidades de cada prato, potencializando as características do vinho escolhido.
Foi pensando nisso que separamos uma lista com 4 vinhos para servir na noite de Natal.
Bonito Grande Reserva Merlot
Vinho tinto seco, produzido na região da Serra Gaúcha, este é um rótulo autoral da 067 Vinhos. Com o objetivo de homenagear a cidade de Bonito (MS), o indicado é servi-lo entre 16 e 18 °C.
É uma bebida elaborada 100% com a uva merlot, oferecendo uma qualidade mais macia ao paladar, com uma sensação de “língua aveludada”
Harmonização com a ceia
Esta indicação cai muito bem com uma das receitas mais clássicas de Natal: o cordeiro assado.
Primeiro, porque seu visual rubi combina com as cores rosadas do cordeiro ao ponto. Depois, seus taninos e acidez balanceados complementam os temperos da carne, que devem trazer um toque de acidez.
Já os aromas, que evoluem constantemente e remetem ao chocolate amargo, tabaco e a compota de frutas vermelhas, dão um toque ainda mais especial para o defumado do assado.
Sendo esta a linha de sabores indicada para construir a base do molho que acompanha o prato.
Espumante Brut Aura Rosa Pinot Noir
Como no Brasil o Natal acontece no auge do verão, não poderíamos deixar de indicar um espumante leve, elegante e fresco.
É o caso do Brut Aura Rosa, produzido a partir da uva Pinot Noir, na região de Garibaldi (RS). Seus aromas lembram flores, frutos vermelhos maduros, com uma leve nota de fermento.
Além disso, nada melhor do que um espumante para brindar uma noite tão mágica, na companhia de pessoas amadas.
Afinal, o importante é celebrar a vida, sempre com elegância e felicidade.
Harmonização com a ceia
Aqui a dica é harmonizar o vinho para o Natal com pratos também leves, como peixes, saladas e frutas. Sendo o Aura Rosa ideal para acompanhar sobremesas ou pratos agridoces.
Isso porque, embora a Pinot Noir seja uma uva tinta, ela possui sabor e tonalidade mais suaves, quando comparada a outras do mesmo grupo.
Para o Natal, a ideia é trazer refrescância e leveza para os pratos que costumam ser pesados e gordurosos.
Habla Del Mar
O Habla Del Mar é produzido a partir de um blend atlântico de vinhedos costeiros. Possui um visual amarelo limão, limpo e brilhante, com leves nuances de aço que imprimem elegância a cada taça.
É tido como um vinho retumbante, equilibrado e cheio de sensações. Desse modo, oferece uma fonte de descobertas para o nariz e o paladar, com um final que parece não ter fim.
Harmonização com a ceia
O bacalhau na noite de Natal, é uma tradição que chegou com a colonização portuguesa e se mantém até hoje em muitas famílias brasileiras.
E o Habla Del Mar, com suas sensações frescas e florais, com um toque salino no paladar, complementa muito bem o sabor típico deste prato.
Neste sentido, o peixe pode ser assado, cozido ou grelhado, servido junto ao arroz ou macarrão.
A bebida apresenta uma primeira nota salina, que lembra frutos do mar, e evolui para uma nota vegetal típica de algumas espécies de algas. Sua complexidade traz também notas de marmelo e camomila.
Desse modo, construir as bases da receita a partir disso é um ponto de partida para uma harmonização perfeita.
Miolo Sebrumo
Harmonização com a ceia
O peru de Natal costuma ser a estrela da noite; e por esse motivo merece uma bebida à altura para harmonizar seus sabores e complementar toda sua maestria.
Com características facilmente reconhecíveis, mesmo que leves e de baixa intensidade, o peru de Natal puxa para temperos agridoces.
Característica que pede por um vinho para o Natal do tipo tinto, de média estrutura e com equilíbrio pautado pela presença de taninos bem resolvidos e acidez agradável.
Por isso, a indicação é o Miolo Sebrumo. Com aroma frutado, de grande complexidade, este rótulo ressalta as frutas maduras como cassis, ameixa-preta e mirtilo – que combinam muito bem com os temperos tradicionais do prato.
Onde encontrar vinho para o Natal
Na loja virtual da 067 Vinhos é possível encontrar diferentes tipos de vinho para o Natal.
São rótulos para acompanhar os tradicionais pratos, como citados acima, ou para presentear uma pessoa querida.
Acompanhe a gente também no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Não esqueça de assinar nossa News para receber com exclusividade conteúdos, lançamentos e promoções.