Na produção de vinho, os produtores estão constantemente buscando formas de criar bebidas únicas, repletas de sabores e aromas distintos. Uma técnica bastante utilizada nesse processo é o blend de uvas, que consiste na mistura de diferentes tipos de uvas na produção de rótulos.
Neste artigo, exploramos as particularidades desta técnica, destacando a diferença entre blends e varietais, e apresentamos três rótulos incríveis que certamente surpreenderão os amantes de vinho.
O que é Blend de Uvas
É uma técnica na qual variedades de uvas são combinadas durante a vinificação para criar um vinho final com características únicas.
Ela permite ao enólogo explorar a complementaridade das castas, combinando seus atributos e resultando em um produto equilibrado e complexo.
Ao mesclar uvas de diferentes regiões, safras e características, o produtor pode criar vinhos mais ricos em termos de sabores, aromas e estrutura.
A criação de um blend requer um processo minucioso de estudos e experimentações por parte do produtor, que busca encontrar a mistura ideal que atenda aos objetivos desejados.
Esse processo, que pode levar anos desde o início até a finalização, é um dos elementos que torna essas bebidas tão especiais.
Como surgiu a técnica
Inicialmente, a ideia por trás dos blends era a de compensação.
Por exemplo, se uma casta tivesse sido prejudicada por variações climáticas em determinado ano, outra casta que se saiu melhor seria utilizada para equilibrar a bebida e compensar as perdas.
Isso porque, mesmo na época em que os produtores não possuíam um conhecimento detalhado sobre as diferentes uvas, eles conseguiam perceber características específicas entre uvas brancas e tintas, como formato, tamanho dos cachos e diferenças na produção e doçura em anos específicos.
Logo perceberam que ao combinar diferentes tipos, poderiam criar vinhos mais equilibrados e harmoniosos. Foi assim que surgiram o blend de uvas.
No entanto, com o tempo, a técnica evoluiu e hoje é uma forma de garantir a qualidade do vinho.
Com o avanço da viticultura, a decisão de quais variedades e proporções de uvas serão misturadas em um blend é baseada em conhecimentos técnicos e uma compreensão aprofundada do que pode ser obtido de uma determinada localização vinícola.
Os produtores têm um amplo conhecimento das características de cada variedade e buscam criar combinações que resultem nos melhores vinhos possíveis.
Outro fato que contribuiu para o surgimento e aprimoramento da técnica foi a necessidade de cultivar diferentes tipos de uva juntas, sem distinção, em um mesmo terreno.
Essa prática curiosa, é conhecida como vinha Velha ou blend de campo, e persiste em regiões vinícolas antigas até hoje.
Um exemplo disso é a região do Douro, em Portugal, onde as uvas são colhidas e fermentadas em conjunto para produzir os renomados Vinhos do Porto e alguns grandes tintos.
Diferença entre Blend de Uvas e Varietais
Os vinhos varietais são produzidos predominantemente a partir de uma única variedade de uva, enquanto os blends são uma combinação de vários tipos.
Nos vinhos varietais, o objetivo é destacar as características específicas da uva utilizada, enquanto nos blends o objetivo é criar uma bebida complexa e harmoniosa a partir da interação de uvas variadas.
Não existe uma técnica melhor do que a outra, ambas produzem rótulos excelentes.
3 Exemplos de Blends de Uvas para você se surpreender
Agora que entendemos melhor o que é o blend de uvas, e como ele acontece, conheça 3 rótulos disponíveis na loja da 067 Vinhos.
Comitiva Pantaneira Grande Reserva |
Vinho seco, autoral da 067 Vinhos, produzido a partir do blend das uvas Malbec e Cabernet Franc.
Possui uma coloração rubi com intensidade média e aromas de frutas vermelhas e roxas bem maduras, compota, ameixa seca, notas de tabaco e hortelã fresca. Com taninos e acidez balanceados, e final de boca mediano, é ideal para acompanhar um arroz de carreteiro, macarrão de comitiva, carne soleada, churrasco bovino ou costela no bafo.
|
Produzido a partir da mistura equilibrada das uvas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, este rótulo apresenta taninos polidos devido ao amadurecimento em barricas, porém ainda marcantes.
Com olfativos de frutos vermelhos e roxos bem maduros, notas de especiarias, surpreende em cada gole. Harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, queijos curados, risoto de costela, carrê de cordeiro em manteiga de ervas finas. |
Desbravador Corte Bordalês Grande Reserva |
Habla la Tierra |
Vinho espanhol, elaborado com as uvas Tempranillo, Syrah e Cabernet Sauvignon.
Sua cor rubi intenso, com traços violáceos e brilhante, encanta primeiro os olhos de quem escolhe esse rótulo. Já seu olfativo intenso, com notas herbáceas, anis e flor de camomila e terra, nos leva para uma experiência transcendental. O gustativo fresco como uma romã e morango, combina com pratos como risoto de filé com cogumelos, pizzas em geral, além de filé bovino ao molho de redução de vinho tinto.
|
Você confere esses e outros de blend de uvas no site da 067 Vinhos. Acompanhe nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.